O caracol do Trindade

Entre a bilheteira e a entrada das salas do cinema Trindade há um caracol. Uma curva que se enrola sobre sim mesma, em madeira daquela à moda antiga, que vai do chão ao tecto. Quem entra pensa que é um daqueles pormenores arquitectónicos que ninguém a não ser quem os desenhou sabem porque existem, mas que acabam por dar sentido aos espaços, mutando-os de meros átrios em verdadeiras salas de estar. É uma parede curva e castanha que faz a ponte entre a Rua do Almada, o acesso do Bingo e o corredor dos auditórios, qual pivot conceptual.

Dentro do caracol do Trindade há filmes. Não são os mesmos filmes que há dentro das salas, nem são os mesmos filmes que forram as paredes e as vitrines. São todos os outros. São as estórias que têm feito a história do cinema na Baixa do Porto. São um par de anos de projecções diárias enroladas elas mesmas em caracol e alfabetizadas para referência futura. São caracois pequeninos aninhados dentro do grande caracol que se impõe.

Serão, um dia, recordação de vidas desenhadas na tela que nos preencheram o imaginário, serão Eurídice e Anteu; Ebbing e Bacurau; Curtas e Femme. Serão suspiros, lágrimas, sorrisos, gargalhadas, conversas curiosas entre palco e plateia – guardados ali com cuidado e algum enlevo numa tentativa de perpetuar a magia do ecrã de prata.

Ali cabe o mundo inteiro. De Domingo a Domingo, na sala 1 e na sala 2, entre ciclos temáticos, reposições e antestreias assistimos aos filmes que depois alguém enrola e deposita dentro do caracol do Trindade.

Publicado por M.

Uma mulher. Um corpo, uma mente, um coração, uma alma. Dura, carinhosa. Desconfiada, crente. Chorosa, sorridente. Uma mulher, todos os mundos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: