. do hedonismo

Tenho o hábito de me descrever como uma hedonista, o que regra geral levanta algumas sobrancelhas. Mais não fosse porque sou mulher e às mulheres o prazer dos prazeres ainda é reprimido. Mas acredito que em grande medida porque o conceito puro, filosófico, de hedonismo eleva o deleite a sentido último da vida, o que apesar de apelativo seria, com modéstia, pouco pragmático.

Se calhar podia descrever-me antes como uma sensualista, em via dupla: uma empirista que acredita que tudo advém dos sentidos e uma sensitiva que defende o desfrute dos prazeres.

Mas somos mais intrincados do que entradas de dicionários e os matizes da luz à ausência dela infinitos.

O hedonismo e a sensualidade como forma de estar na vida, de olhar o mundo para encontrar o prazer e o deleite em cada contorno, em cada sopro, em cada dor. Não como momentos estanques que se esgotam em si mesmos, finitos porque contidos – mas como permanências fluidas e transversais que fazem ressoar as cordas da existência numa tensão constante, como pele exposta aos elementos que se estende e contrai sob o toque dos dedos do real.

Uma presença no momento, de sentidos acordados e em alerta, que descobre o nicho na fachada, o raio de luz atrás da esquina, a mão em descanso na ilharga, o beijo da lua na copa das árvores salpicadas de gelo feito neve num caminho proibido do Gerês.

A hiperconsciência que alimenta a pulsão criativa. Sentir. Permitir-se sentir tudo, a toda a hora, sem barreiras ou constrangimentos, eliminando medos e dúvidas em volição para chegar a esse paroxismo que antecede a queda e a vertigem, o verbo e a imagem, o homem e a perdição.

É esse o meu hedonismo.

Foto de Pedro Figueras no Pexels

Publicado por M.

Uma mulher. Um corpo, uma mente, um coração, uma alma. Dura, carinhosa. Desconfiada, crente. Chorosa, sorridente. Uma mulher, todos os mundos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: