[.]

Fazermo-nos presentes no outro vem a um custo. O tempo próprio encolhe em proporção direta com o que se dilata na partilha e na exteriorização. Sofrem os elencos de livros por ler, músicas por ouvir, sofre a lista de espera da Filmin e sofrem as horas de sono.

Não sei se ainda é possível ser-se a árvore que cai sozinha na floresta, sem quem a ouça ou testemunhe. Uma rede é por natureza social e num mundo que se encurta na sua expansão aparentemente inexorável são cada vez mais raras as linhas que não se deixam interseccionar. Sei que só fazemos sentido no outro que vivermo-nos em nós mesmos é um exercício de tenacidade em última análise inconsequente.

Nas manhãs que acordam devagar sobra-nos o tempo para nos sabermos e de nós descobrirmos o que há, hoje, para partilhar. Da nossa identidade para o mundo levamos manifestações, ecos de vozes interiores, consubstanciações. A quem escolhe receber oferecemos o que a mais não somos obrigados.

A constância da presença, real e reflectida, é paradoxalmente ameaçada pela mesma acessibilidade que a permite. Tornou-se demasiado premente a necessidade de reacção e se deixarmos que os canais de comunicação nos controlem o conteúdo, sucumbimos ao emoji e ao meme pela necessidade artificial de acenar num reconhecimento oco do que nos entregam.

Estarmos identitariamente incorporados no outro é comunhão que nasce do querer mas que só sobrevive no abrigo do acolhimento desperto e consciente.

Publicado por M.

Uma mulher. Um corpo, uma mente, um coração, uma alma. Dura, carinhosa. Desconfiada, crente. Chorosa, sorridente. Uma mulher, todos os mundos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: