. da nitidez

Os contornos do real. É muito vulgar esta expressão. Entre quem reflecte e tenta corporizar o produto desse método de vida, principalmente. Entre quem encontra na palavra escrita a saída do labirinto da existência, em particular.

Claridade. Ver o mundo com nitidez, em todas as suas arestas, curvas de luz e sobrecarga sensorial.

Não pode ser um estado permanente, acredito que ninguém sobreviverá em constante vigília perceptiva. Até as lâmpadas fundem. Mas manter a pele desperta para o arrepio de consciência que pode surgir de improviso mesmo enquanto estamos distraídos a lavar o chão do corriqueiro tem tanto de volitivo como de inevitável.

Ninguém escolhe nascer escritor. Mas há quem escolha sê-lo. Não fazê-lo – para a produção nunca faltaram candidatos e os bicos de pés aumentam ao ritmo da vulgarização (pun intended) do mundo digital – mas sê-lo, encarná-lo, inescapá-lo. É uma classe de gente desuniforme que se congrega debaixo do halo de luz da aceitação de um destino maldito, que não necessariamente amaldiçoado.

A legitimação social dessa questão identitária é todo um outro animal, revestido de tudo o que de mau escolhemos fazer da nossa humanidade: cagança, compadrio, estratificação. Mas a pulsão que embrulha o corpo na mente e nos faz rasgar o tecido da realidade em busca de respostas inalcançáveis feitas de torneados de frases, palavras que se inventam, estórias que se desenham e gente que se pare em agonia criativa… Se me perguntassem, era assim que dizia que se é escritor.

Publicado por M.

Uma mulher. Um corpo, uma mente, um coração, uma alma. Dura, carinhosa. Desconfiada, crente. Chorosa, sorridente. Uma mulher, todos os mundos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: