Solidões habitadas

Adoro cidades.

São o meu habitat. As minhas savanas. São confortáveis, todas reconhecíveis. Malhas urbanas, blocos empilhados, texturas espraiadas.

Eixample e Raval
Baixa Pombalina e Alfama
Upper East Side e Washington Heights
Shinjuku e Shibamata

É o conceito que as une: concentração populacional e infraestruturas. Os que as distingue é tanto e tão vasto como aquilo que faz de nós humanos. Em última análise, é precisamente o humano que as diferencia. Do Passeig de Gràcia à Omotesandō vai mais do que a distância entre plátanos e zelkovas- vai o universo que separa Fermín Romero de Torres de Sumire.

Faz sentido que conceitos sociais e gregários como as cidades se individualizem pelos seres que as vivem. Mas as cidades também são feitas das solidões que as habitam.

Experimentem isto. Escolham a cidade, encontrem uma avenida de passagem e ocupem lugar num qualquer banco que vos sirva de observatório. Se ajudar, ponham os fones, que assim ninguém acha que os ouvem e, se não os ouvem, é como se não os vissem. Agora, escutem. Atentem nas palavras, nas curvas dos ombros, nas linhas das sobrancelhas. Vão rapidamente perceber que em cada corpo que passa habita alguém, uma alma que nunca sonharam ou poderiam ter imaginado porque embora nada se crie no mundo tudo nele existe.

A seguir a essa maçã na cabeça que é a torrente de consciência de que dividimos o mundo com incontáveis seres tão ou mais complexos do que nós, vem a estupefacção de compreender que cada uma dessas almas carrega uma solidão. Uma escuridão dentro da chama. Um vazio que é só seu.

E se dentro das nossas cidades partilhamos quase tudo, pelas suas ruas caminhamos todos desesperadamente sós.

Publicado por M.

Uma mulher. Um corpo, uma mente, um coração, uma alma. Dura, carinhosa. Desconfiada, crente. Chorosa, sorridente. Uma mulher, todos os mundos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: