Take da Lusa

Nos anos em que andei a estudar para ser jornalista, treinávamos com takes da Lusa. Eram notícias escritas pela redacção da agência, partilhadas por um sistema de impressão à distância (sim, sou pré-internet), que recebíamos, seleccionávamos e (às vezes) reescrevíamos ou (outras vezes) editávamos.

Inaugura-se hoje o Take da Lusa do Blue Notes.

Na Bielorrússia, centenas de milhares de pessoas saíram à rua após a sexta eleição consecutiva ganha por Lukashenko, por uma maioria que a oposição e a comunidade internacional consideram, novamente, suspeita. Há quem lhe chame o prenúncio da morte da última ditadura europeia. Eu vejo isto

e sonho com um Solidarność do novo milénio.

.

No Brasil, uma menina de dez anos engravidou porque foi sexualmente torturada pelo tio desde os seis. O aborto (cujos méritos moral e sanitário nem merecem reflexão) teve que ser autorizado pelo tribunal. Ainda assim, o hospital local recusou-se a cumprir a determinação judicial. Ainda assim, quando a menina chegou ao hospital que, noutro estado, aceitou fazer o aborto, foi recebida por grupos conservadores aos gritos de “assassino!”

Não existem no mundo palavras que descrevam o horror que esta criança já viveu. Há a certeza de que enquanto tolerarmos que o mundo ache que tem direitos sobre o corpo da mulher perpetuaremos a possibilidade de que se repita a barbárie.

.

Entretanto, em Portugal, 46 anos depois do 25 de Abril, continua a ser preciso sair à rua para gritar

Publicado por M.

Uma mulher. Um corpo, uma mente, um coração, uma alma. Dura, carinhosa. Desconfiada, crente. Chorosa, sorridente. Uma mulher, todos os mundos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: